Heterônimos

Tarde de um sábado de inverno em 1991. Lá estava o escritor diletante (eu) em meio a idéias de textos. Foi quando algo aconteceu – uma tempestade cerebral ou pior – e tais idéias ganharam personalidades próprias. Daí a consolidar tais personalidades foi um passo. Em minha mesa, naquela tarde, sentaram-se dezenove “pessoas”, já então quase todas mortas (hehe). Desde um padre jesuíta do século XVII – Ernest Miller Goithbarg – até um professor americano, herói da 2°Guerra Mundial – Arthur Edward Collins – ganhei ali alguns parceiros; empresto-lhes minha destra desde então. Alguns já não escrevem mais; outros seguem firmes. Apresentá-los-ei por aqui. E suas biografias também serão, aos poucos, incluídas.

Mais tarde, aos dezenove originais, reuniram-se mais três (todos vivos, finalmente!): Hernane Caruso, que completou 90 anos agora em janeiro, e cujas crônicas logo estarão presentes; Juan Carlos Alargón, espanhol polemista de ares modernosos que fez questão de marcar presença já; e Cláudio de Lima, garoto ainda, que em breve buscará ser aceito também.

Antes que me esqueça: por mais louco que isso possa parecer, creio ser melhor trazê-los ao mundo do que aprisioná-los em mim; sabe como é, acabaria num manicômio por estar (supostamente) falando sozinho…

13 comentários em “Heterônimos

  1. Professor!
    Fico simplesmente sem palavras ao ler seu blog, aqui o senhor mostra que além de ser bom em história, o senhor é bom em estorias! (ok, ignore isso)
    Espero anciosamente por novas e gostaria muito de uma sobre essa tal de Cláudio de Lima, percebi que não há nenhum post sobre ele e pelo fato dele ter uma idade mais proxima da nossa seria muito interessante!
    Apenas parabéns!
    beijos sua aluna

  2. Freud dizia que ” todos nós temos diferentes personalidades, mas que no caso dos heterônimos isso é reflexo da ausência da figura paterna na primeira infância, acarretando em distúrbios inter-sociais na vida adulta”

    Hahahahahah, acabei de inventar isso!

    Espero ver todos esses heterônimos…

  3. Vi somente agora seu blog …ainda estava no Gran Quixote quando avistei o link … realmente surpreendente!Sou apaixonada pela criatividade e por coisas que envolvam a arte seja ela na música, poesia , teatro , pinturas e devo repetir você está de parabéns! =)
    Continuarei a ler seus novos textos e poesias!
    Carpe Diem

  4. Há muito já queria ter dito aqui que Juan Carlos Alargón é o meu preferido. Tanto é que insisto em chamá-lo toda vez de ‘meu querido Juan’.
    Talvez ele se irrite com tamanha pretensão à intimidade.
    hehe

  5. Wow.. nunca poderia imaginar algo tão inusitado em você.. entretanto tudo que é inusitado, raro sempre é impressionante, pois com isso se faz a diferença.. estou pasmo com essa declaração e realmente é muito “bonito” tudo isso, a vontade de escrever para não enlouquecer, expor seu pensamentos, sua idéias em vez de conte-las.. mesmo que as tenha em um tempo supostamente diferente ou que tais mesmas não sejam suas .. é como já me falaram, escrever é algo incrível, não acha? Escrevendo tu podes ser quem desejas-te, do mais caótico ao mais tranqüilo.. é algo mágico.. posso te falar que é muito prazeroso ler seu pseudo-delírio e espero que continue pois assim podemos conhecer-te melhor..

    😉

  6. Mostra-se alguém muito além de apenas uma mente brilhante, uma mente brilhante que tem sentimentos, que escreve, que se põe de alguma forma diante do mundo. A cada aula fico mais encantada com tanto conhecimento e tanta simpatia e beleza!!! Tornei-me uma vassala tua pelo mundo!!! Parabéns querido e admirável professor e homem deste nosso mundão quase perdido!
    beijos *.*

  7. Ola senhor Fernando Pessoa, como esta? hahaha
    Passei por aqui para dar um salve do intercambio do Etapa, em que estou no momento… Lembrei muito de voce e de suas aulas nos ultimos dias, visitando o Coliseu, as ruinas do Senado Romano, o Museu Britanico… tenho muitas saudades de suas lousas coloridas, de todos os ‘animalzinhos’, e de todas as peguntas, em que a resposta era sempre a ultima… rsrsrs
    Enfim, a blog esta cada dia melhor, com belissimos textos assinados por grandes personalidades. rsrsrs
    beijos da
    Dona Onça !

    ps.: teclado sem acentos, sorry!

Deixe um comentário